quinta-feira, 29 de setembro de 2011

JUSTIÇA SUSPENDE OBRAS DA HIDROELÉTRICA DE BELO MONTE

A Justiça Federal determinou nesta quarta-feira, 28, a suspensão imediata das obras do polêmico projeto hidrelétrico de Belo Monte, na Amazônia, que prevê o desvio do leito do rio Xingu.

O juiz Carlos Eduardo Castro Martins proibiu o Consórcio Norte Energia S.A., responsável pela obra, de realizar qualquer tipo de alteração no rio, segundo relatou a "Agência Brasil".

A decisão foi uma resposta ao pedido de suspensão das obras interposto pela Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira, que argumentou que o desvio do rio e a canalização podem prejudicar a atividade econômica de mil famílias de piscicultores.

A sentença proíbe a "implantação de um porto, explosões, canalização, escavação e qualquer obra que venha a interferir no curso natural do Xingu.

Com a construção da hidrelétrica, segundo o grupo de piscicultores, a atividade só poderá ser retomada definitivamente em 2020, prazo que o juiz não considerou razoável por se tratar de uma atividade de subsistência.

O descumprimento da decisão acarretará uma multa de R$ 200 mil diários e o consórcio tem direito de apelar da sentença. A decisão judicial não contemplou a paralisação das obras para instalação do acampamento dos trabalhadores, que também estão em execução. (As informações da Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário