sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA CANTADA PROMOVE SHOW LÍTERO-MUSICAL EM SALVADOR

Com criatividade e muita arte, o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP) realiza em Salvador a primeira edição do Leitura Cantada, projeto educativo-cultural que conta com o patrocínio do Programa Mais Cultura. Nos meses de agosto e setembro a iniciativa pioneira reuniu cerca de 100 professores das escolas públicas e comunitárias de Salvador em oficinas, com o objetivo de fortalecer a prática da leitura através da música. No dia 28/09, às 19h, o show Navegante leva o cantor e educador Silvio Carvalho ao palco da Sala de Arte do Colégio Antônio Vieira para marcar a culminância do Projeto.

Por meio do canto e do conto, o show Navegante fará o público embarcar numa releitura histórico-artística do Brasil e do mundo nas últimas décadas. Uma viagem lítero-musical com o melhor da MPB, conduzida pelo talento, humor e sensibilidade de Silvio Carvalho. Com 30 anos de caminhada na carreira artística, ele é compositor, cantor, contador de histórias e pedagogo, com especialização em Teoria e Prática da Leitura pela PUC/RJ e mestrado pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). Atualmente, faz doutorado em Artes Cênicas, na UFBA.

O Leitura Cantada é uma iniciativa do CEAP, uma organização jesuíta sem fins lucrativos, que desde 1993 trabalha em favor da melhoria da formação de professores dos meios populares da Escola Básica, no Estado da Bahia. O projeto busca sensibilizar e seduzir os professores e, por conseguinte, seus alunos, para o entendimento de que o ato de ler é uma atividade de produção de sentido que exige esforço, dedicação e disponibilidade em ceder-se ao texto do outro e não se limita a uma simples decodificação da palavra escrita.

Busca, também, capacitar os participantes a construírem formas metodológicas para o encontro prazeroso dos seus alunos com o livro. As oficinas, que serão concluídas nos dias 23 e 24/09, trabalham a leitura fazendo uso das diversas linguagens, como a música, a poesia, o cinema, tendo como eixo central a vida do professor e suas memórias.

A relevância do projeto foi decisiva para que o Leitura Cantada fosse selecionado pelo concurso Pontos de Leitura, do Programa Mais Cultura, do Governo Federal, o qual patrocina atividades que visam ao fortalecimento e estímulo da leitura em diversos espaços, como presídios e associações comunitárias, por exemplo. “Queremos auxiliar os educadores e alunos das escolas públicas e comunitárias na criação de sentido para a leitura, em suas diversas possibilidades, como atividade cultural de direito de todos”, afirmou o diretor do CEAP, professor Bruno Olivatto.

O show Navegante é gratuito, mas os convites são limitados. Quem desejar assistir ao espetáculo deve fazer a solicitação pelo e-mail ceap@ceap.org.br até 26/09 (segunda). Após a confirmação dos organizadores do evento, o ingresso pode ser retirado na sede do CEAP, localizado na entrada principal do Colégio Antônio Vieira, no Garcia (em horário comercial) ou no dia do espetáculo (até 1 hora antes do início da apresentação). O público é convidado a doar um livro no dia da apresentação que será destinado a escolas comunitárias de Salvador. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (71)3328-3784).

Por: Aidil Brites

Nenhum comentário:

Postar um comentário