sexta-feira, 23 de setembro de 2011

IGRJA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA NÃO CORRE RISCO DE DESABAMENTO IMINENTE, DIZ CODESAL

A Igreja da Conceição da Praia não corre risco iminente de desabamento, segundo informou nesta quinta-feira (22) a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo o órgão, o prédio da Basílica está sendo avaliada constantemente "com todo o cuidado que o ambiente necessita".

Em nota, a Defesa Civil diz que o principal ponto de monitoramento é o forro da nave da igreja. Uma equipe de engenharia do órgão está acompanhando o caso.

Segundo a Codesal, "existe apenas um deslocamento pontual", além de uma infiltração. Mesmo dizendo não haver motivo para pânico, a Codesal diz que existe uma necessidade de intervenção na igreja "o quanto antes".

Iphan - Em nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) diz que "adotou todas as medidas cabíveis para que o proprietário, neste caso, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, executasse imediatamente as intervenções necessárias para sanar as patologias identificadas".

Segundo o Iphan, a irmandade não se mobilizou para tomar as atitudes necessários, "a despeito dos valores cobrados pelos serviços religiosos". A irmandade recebeu diversas notificações pelo Iphan e pela Defesa Civil.

Ainda de acordo com o Iphan, o fato da igreja ser tombada "não substitui a responsabilidade dos proprietários em conservar seus próprios" imóveis. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário