domingo, 18 de setembro de 2011

FEDERAIS E MILITARES SÃO DESTAQUE NO ENEM

Escolas militares, colégios estaduais, considerados modelos, e as escolas federais são os que aparecem com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas da Bahia. Ao considerar o percentual de participação de 95% dos alunos, o 1º lugar em Salvador no ranking das escolas públicas ficou com o Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, com 598 pontos de média.

Para a chefe da unidade de desenvolvimento educacional do CPM-Lobato, a capitã Helena Jones, diversos fatores contribuíram para o resultado. “A carga horária ampliada no terceiro ano, a disciplina e o interesse dos estudantes colaboram. Nossos alunos são escolhido em sorteio e, por isso, têm bases diferentes quando chegam ao colégio”, explica a capitã. Para nivelar os estudantes , o CPM dispõe de conselho de acompanhamento com aparato psicopedagógico.

O ex-aluno Carlos Silva, hoje graduando de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), fala sobre a experiência de estudar no Colégio Militar. “A instituição poderia ser mais uma escola pública, mas atua de forma séria, e percebemos isso”.
Considerando a participação no exame acima de 75%, o Colégio Estadual Luís Tarquínio, situado na Boa Viagem, obteve a melhor colocação da rede pública no município de Salvador. Com taxa de participação de 80%, a unidade escolar obteve média geral de 530,71.

Mas sem levar em conta a quantidade de estudantes da escola que participaram, o primeiro lugar no ranking geral fica com o Instituto Federal da Bahia (Ifba), seguido pelo Colégio Militar de Salvador, que obteve 668,5 no Enem – porém ambos não obtiveram participação acima de 75%. O Colégio Militar situado na Pituba é mantido pelo Exército e faz seleção anual, disponibilizando 45 vagas para o primeiro ano do ensino médio. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário