segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NÃO HÁ MOTIVOS PARA PÂNICO, DIZEM IFECTOLOGISTAS SOBRE SURTO DE MENINGITEN

Não há motivo para pânico em Salvador por causa do surto de meningite em Costa do Sauipe, local que reuniu milhares de pessoas de quarta-feira (7) a sábado (10) durante a realização da décima edição do Sauipe Folia. A avaliação é dos infectologistas Tiago Lobo e Claudilson Bastos, do Hospital Estadual Couto Maia.

Os médicos recomendam que quem participou do evento procure a Vigilância Epidemiológica para saber quais medidas deve adotar, estando ou não imunizado. O alerta também se estende às pessoas já vacinadas porque, apesar de elas não desenvolverem a doença, em caso de contato com a bactéria, podem vir a ser portadoras e transmitir a doença.

“A bactéria não passa pelo organismo porque existe a defesa, mas ela coloniza, fica na garganta”, explica Claudilson Bastos. O contágio ocorre por meio das vias aéreas ou pelo manuseio de objetos como copos e talheres, por exemplo. Primeiro, a bactéria se aloja nas amígdalas e depois se espalha por outras regiões do corpo, como a membrana meníngea, a coluna cervical, torácica e lombar.

Quem esteve no Sauipe Folia ou manteve contato com quem participou do evento deve ficar atento ao possível aparecimento de sintomas da doença, comorigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e intolerância à luz ou a sons altos. (As Informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário