sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ÚLTIMOS DIAS PARA SALVADOR CONFERIR EXPOSIÇÃO SOBRE MOEDAS ANTIGAS

A mostra "Dinheiro, Deuses & Poder – 2.500 anos de História Política das Moedas" (coleção Nomus Brasiliana), que conta com nada menos que 460 peças, incluindo cédulas e moedas, pertencentes à coleção particular do jornalista baiano Noenio Spinola, fica em exposição até a próxima quarta-feira (30).

O acervo foi apresentado ao público, desde setembro último, pela Associação Comercial da Bahia, no Comércio, como evento integrante da programação do bicentenário da associação.

A exposição é inspirada no livro homônimo, escrito por Noenio e publicado em 2010. Tanto a obra quanto a coleção particular é fruto de viagens do jornalista ao exterior, como correspondente internacional do Jornal do Brasil em Washington, Moscou, Londres e Bruxelas e do jornal O Estado de S. Paulo em Moscou. Estas viagens, na verdade, deram continuidade a uma coleção já iniciada pelo pai do repórter, dono de um armazém de café, e que foi deixada como uma herança cultural.

Os organizadores do evento garantem que todas as peças expostas são originais. São moedas que datam do ano de 365 A.C., as mais antigas, até as mais recentes, como um conjunto que pertencera à coleção particular de Sir Arthur Conan Doyle, criador do personagem Sherlock Holmes. Conan Doyle também fora numismata!

A exposição conta com o apoio da Odebrecht Infraestrutura, com entrada franca e direito a um livro com um resumo da mostra, que o visitante recebe após percorrer o itinerário dos painéis.

Quem visitar a Associação Comercial, nos próximos dias, fará um verdadeiro passeio pela história.

(Por Poliana Pereira)

Exposição "Dinheiro, Deuses & Poder – 2.500 anos de história política das moedas" (coleção Nomus Brasiliana)
Local: Associação Comercial da Bahia – Praça Conde dos Arcos, s/n Comércio – Salvador / Bahia
Data: De 30 de setembro a 30 de novembro
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada: franca
Idealização: Noenio Spinola
Patrocínio: Odebrecht Infraestrutura




Nenhum comentário:

Postar um comentário