segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ENCONTRO NACIONAL DE AFOXÉS COMEÇA NESTA SEGUNDA (28)

Começa nesta segunda-feira (28) na capital baiana a primeira edição do Encontro Nacional de Afoxés. O evento vai até o dia 30 deste mês e é uma realização da Federação Nacional de Afoxés. O encontro marca um ano de reconhecimento formal dos afoxés da Bahia como patrimônio imaterial pelo governo do Estado.

Um dos objetivos do encontro é estender o exemplo da Bahia ao restante do Brasil, com a proposição do reconhecimento dos afoxés como patrimônio imaterial nacional. Além disso, no evento, será gerado um documento sugerindo políticas públicas voltadas ao segmento e à salvaguarda de suas características tradicionais.

O encontro acontecerá no auditório do Teatro Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. Estão confirmadas as presenças do governador Jaques Wagner e intelectuais como Ubiratã Castro, Jaime Sodré, Augusto Aras e Yêda de Castro. Já o encerramento, no dia 30, será realizado no Largo de Pedro Archanjo, Pelourinho, às 19 horas. A entrada será gratuita.

O Brasil tem cerca de 80 afoxés, entre eles 30 estão na Bahia, como Filhos do Congo, Pai Burokô, Filhos de Gandhy, Filhas de Gandhy, Filhas de Oxum, Laroyê Arriba, Pomba de Malê, Dança Bahia, Bahia em Cena, Netos de Gandhy, Korin Nagô, Luaê, Afoxé de Alagoas e Afoxé Odô Iyá e Ataojá Rei. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário