quinta-feira, 18 de julho de 2013

ADITAIS DÃO A LARGADA PARA LIGAR ORLA À BR-324

O primeiro passo para a construção de duas importantes vias transversais em Salvador foi dado nesta quarta-feira, 17, com o lançamento do edital de pré-qualificação dos Corredores Transversais Alimentadores I e II. O documento, lançado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), abre processo licitatório para empresas construtoras interessadas em executar a obra.

O Corredor Alimentador I consiste na duplicação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, complementada por ligação entre Pirajá e Lobato. O Corredor Alimentador II prevê a duplicação da avenida Orlando Gomes e a implantação da avenida 29 de Março, que deve passar pela Estrada Velha do Aeroporto e Cajazeiras. O principal objetivo dos projetos é proporcionar ligação direta entre a orla e a BR-324.

Os corredores também servirão de acesso às linhas do metrô para moradores do subúrbio ferroviário e de Cajazeiras. Segundo a assessoria da Casa Civil do Estado, a previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano. Os corredores terão 12,7 km de extensão e pista dupla, três faixas por sentido. Em cada pista uma faixa será para o transporte de massa do tipo BRT (trânsito rápido de ônibus).

Estão inclusas a construção de ciclovias, túneis, viadutos, contenções, sinalização, urbanização e obras complementares. A execução, juntamente, com a transformação dos trens do subúrbio em veículo leve sobre trilhos (VLT) está orçada em R$ 4 bilhões. Copa - A proximidade da Copa 2014 traz à tona a necessidade de iniciar as obras de mobilidade urbana da cidade o mais rapidamente possível. O primeiro trecho do metrô, por exemplo, está previsto para funcionar apenas em Junho de 2014, justamente no mês em que o evento esportivo se iniciará.

A implantação da avenida 29 de Março também deve desafogar o congestionamento de Cajazeiras, que há tempos incomoda moradores da região. "Aqui só temos duas opções para sair e entrar do bairro, Águas Claras ou avenida Regional, e as duas passam por Cajazeira 8. O engarrafamento chega a atingir um quilômetro, próximo a Cajazeira 10, por falta de outras vias de acesso", comenta Meirejane da Silva, uma das líderes comunitárias do bairro. "Há muito tempo ouço falar da construção dessa avenida e conto as horas para que ela seja concluída", completa Leandro Souza, 27. (As informações do A Tarde)

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