quarta-feira, 24 de julho de 2013

MEMBRO DA FIFA DIZ QUE ESCOLHA DO QATAR PARA COPA 2022 FOI UM "ERRO GRITANTE"

A escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022 foi um “erro gritante” na avaliação do alemão Theo Zwanziger, um dos 25 membros do comitê executivo da Fifa. Para ele, realizar o torneio no inverno do país apenas aumentará o problema. “Foi um erro gritante. Alterar a disputa da Copa do Mundo para o inverno abalará a estrutura das federações de futebol na Europa e também o futebol amador na Alemanha”, disse Zwanziger para a revista alemã “Sportbild”.

Ex-presidente da federação de futebol da Alemanha, ele argumentou que trocar as datas dos jogos do Mundial terá impacto no calendário do Campeonato Alemão e nas divisões inferiores por causa do acesso e do descenso dos clubes. O futebol europeu tem início no final agosto de um ano e encerramento no início de junho do ano seguinte, sendo interrompido durante as férias de verão.

Tradicionalmente os Mundiais são disputados entre junho e julho. Se o torneio for no inverno do Qatar ele acontecerá entre janeiro e março. Durante os meses de verão, a temperatura no Qatar pode superar os 40º graus.

O Qatar está se apressando em desenvolver uma tecnologia de refrigeração eficiente e alimentada por energia solar, para instalar em seus estádios e poder fazer frente ao forte verão do Oriente Médio durante a Copa de 2022. “O erro deveria ser um fardo para quem o cometeu, mas não deveria afetar quem não está envolvido”, acrescentou Zwanziger, lembrando que no início do ano há outros eventos grandes no mundo do esporte, como o Aberto da Austrália. (As informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário