A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta segunda-feira (22) a morte de um jovem por meningite meningocócica tipo C em Salvador. Igor Santos de Jesus, 18 anos, que estava internado desde o dia 13 no Hospital Couto Maia, no Monte Serrat, morreu por volta de 8h30 do último sábado (20). Igor era morador de Mutuípe, no Centro Sul da Bahia, e havia sido transferido do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus para Salvador.
A Sesab registrou 446 casos de meningite, de todos os tipos, do início do ano até esta segunda (22) na Bahia. Ocorreram no período 33 óbitos, sendo 17 provocados pela doença meningocócica. Em 2012, foram 586 casos com 46 mortes, sendo 12 delas pela meningocócica.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. É uma doença grave que pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele.
A transmissão se dá por via respiratória, e o período de incubação varia de dois a 10 dias. Deve-se evitar locais aglomerados e manter o ambiente ventilado para prevenir o contágio. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário