segunda-feira, 22 de julho de 2013

PREFEITURA PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO MUNICIPAL DOS POVOS DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE SALVADOR

A Prefeitura Municipal de Salvador realiza, nesta terça feira (23/07), o Primeiro Encontro das Comunidades Tradicionais De Salvador. O evento, promovido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), acontece no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal, das 13 às 17 Horas e tem, como objetivo principal discutir políticas públicas e estratégias de ação dos entes públicos para esses povos historicamente relegados a um segundo plano.

O ponto alto do evento, que terá pronunciamentos do secretário Mauricio Trindade e da sub - secretária da SEMPS, Tatiane Matos, será a assinatura do decreto que cria a Comissão Municipal para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais pelo Prefeito ACM Neto, que também falará sobre as ações do Município dirigidas a essas comunidades.

De acordo com o secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, a ideia é garantir às comunidades tradicionais - povos dos terreiros, quilombolas, pescadores artesanais, ciganos e extrativistas - os benefícios oferecidos pelo Governo federal, tais como o Bolsa Família, vagas em faculdades, cursos profissionalizantes do Pronatec, acesso ao trabalho por intermédio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) , tarifa social de energia elétrica e de água e telefonia social. Regularização de terras e ampliação dos programas de agricultura familiar igualmente serão temas debatidos no evento.

“As comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam territórios do município, têm vasto conhecimento social, cultural e religioso e que produzem para sua subsistência. Esses povos, de ricas tradições, não podem mais ficar invisíveis, sem apoio do Poder Público. Este encontro pretende detectar seus problemas, apresentar soluções e orienta-los a alcançar todos os benefícios oferecidos pela Prefeitura Municipal, pelo Governo do Estado e pelo Governo federal”, afirma Mauricio Trindade. Também participarão do evento representantes da Coelba, da Embasa, do Banco do Brasil e do Sebrae.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário