Em sua primeira fala no Brasil, falando português com leve sotaque, o papa Francisco exaltou a importância dos jovens para a religião e o mundo. O pontífice disse que "Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos'".
"Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!", acrescentou o papa. Ele disse que durante sua semana no Brasil pretende passar à "inteira nação brasileira" seu afeto. O pontífice está no país para participar da Jornada Mundial da Juventude.
O discurso foi no Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro. O papa disse que sua missão é levar a palavra de Jesus aos jovens ao redor do mundo. "Venho em seu Nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: 'A paz de Cristo esteja com vocês!", disse. Estavam presentes a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e outras autoridades do país e da Igreja Católica.
O papa ainda comemorou o fato de sua primeira viagem internacional ser justamente para a América Latina - ele é argentino. "Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucesso de Pedro", afirmou.
Ele falou sobre sua missão no país e o fato do evento atrair jovens de todo o mundo. "O motivo principal da minha presença no Brasil, como é sabido, transcende suas fronteiras. Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu braço para, junto do seu coração, ouvir de novo o potente e claro chamado: 'ide e fazei discípulos em todas as nações'", lembrou.
O papa falou por menos de 15 minutos e encerrou o discurso com uma benção ao Brasil. "Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento! ", finalizou o papa Francisco. (As informações do G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário