quarta-feira, 31 de julho de 2013

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO SERÁ IMPLANTADO NAS VARAS DE SALVADOR

Uma mudança significativa está prevista para acontecer na Justiça do Trabalho. A partir do próximo dia 5 de agosto, será implantado em todas as Varas de Salvador o Processo Judicial Eletrônico (PJRe), que acaba com o uso do papel nas novas ações trabalhistas.

Para se ter uma ideia, no ano passado, apenas a 1ª instância da capital baiana recebeu mais de 48 mil ações do gênero, de janeiro a dezembro. Cada processo possui, em média, 200 páginas. Então, com a nova ação, cerca de 9.600 milhões de folhas de papel seriam economizadas ou não produzidas. Vale lembrar que uma árvore produz aproximadamente 71.750 mil folhas.

O projeto prevê o uso racional e inteligente da tecnologia em prol da sociedade, com princípios de acessibilidade, economia e praticidade. Até o dia 4 de agosto, no entanto, haverá descolamento ao fórum do tribunal para qualquer tipo de entrada em ações trabalhistas na cidade, com entrega de cópias autenticadas e todos os documentos necessários e, depois de iniciada a ação, o interessado precisa aguardar a notificação para a audiência.

Contudo, com o novo sistema a medida será extinguida. Todas as partes saberão, na mesma hora, o dia e o horário da audiência, sem a necessidade de deslocamentos para a aquisição dos documentos, uma vez que passarão a ser digitalizados e enviados pelo próprio PJe. Para acessar o novo recurso será necessário acessar o site do TRT5: www.tre5.jus.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário