sexta-feira, 26 de julho de 2013

PREFEITURA INICIA CAMPANHA PARA QUE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA FAÇAM ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE

Duas vezes por ano, representantes de 144.841 famílias que recebem o benefício do Bolsa Família em salvador têm obrigação de comparecer a um dos postos da Secretaria Municipal de Saúde para cumprir condicionalidades determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS e realizar exames de pré-natal (gestantes), retorno para a consulta após o parto, orientação alimentar, monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças e vacinação infantil.

Para evitar problemas ocorridos no primeiro semestre do ano quando menos de 35% das pessoas foram aos postos de Saúde, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) inicia na segunda feira (29/07) uma grande campanha de conscientização dos beneficiários estimulando-os a cumprir a determinação do MDS e a evitar o bloqueio do benefício.

A campanha, segundo o médico Mauricio Trindade, secretário da SEMPS, consta da distribuição de 250 mil calendários de acompanhamento da saúde entre os beneficiários, nos postos de atendimento da SEMPS e da Secretaria da Saúde, e entre alunos das escolas municipais localizadas nos bairros de baixa renda.

“A ideia é disciplinar a ida dos beneficiários aos postos de saúde nos meses indicados, para que o atendimento seja tranquilo e ordenado, evitando aglomerações e corre - corre nas ultimas semanas de cada semestre. Vamos fazer encontros com famílias beneficiárias que têm filhos nas escolas públicas e orientaremos os jovens estudantes a manter mães e pais informados sobre a importância da realização do acompanhamento da saúde. Evitar que o benefício seja bloqueado é importante, mas cuidar da saúde é ainda mais importante”, explica o secretário.

CRONOGRAMA DE COMPARECIMENTO - O último número do Número de Identificação Social ( NIS) indica o mês que os beneficiários ( mulheres e crianças) devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa. No segundo semestre, beneficiários com finais 1 e 2 do NIS são atendidos no mês de julho, 3 e 4 em agosto, 5 e 6 em setembro, 7 e 8 em outubro, 9 e 0 em novembro.

O beneficiário deve levar, além do cartão Bolsa Família, o cartão de vacinação, a caderneta de saúde da criança e o cartão de gestante, se for o caso. Para consultar os endereços dos postos de saúde mais próximos de suas residências ou tirar dúvidas sobre os documentos necessários os beneficiários podem ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 156.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário