sexta-feira, 26 de julho de 2013

FÉ E EMOÇÃO NA PROCISSÃO DE SENHORA SANT'ANA

A Arquidiocese de Feira de Santana (a 108 Km de Salvador) comemorou nesta sexta-feira, 26, o dia de Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade. Na última segunda, 22, a Arquidiocese completou 51 anos. Pela manhã, o Arcebispo Metropolitano da Princesa do Sertão, Dom Itamar Vian celebrou duas missas em horários alternados, ambas contaram com centenas de fies, entre eles políticos de todos os partidos.

Durante a missa, ocorrida às 10h, o bispo resumiu em duas palavras a presença do Papa Francisco no Brasil: alegria e esperança. "A fé do Feirense é mais forte que o frio e a chuva", disse. A procissão de Senhora Sant'Ana, padroeira do município, realizada na tarde desta sexta, em baixo de chuvas fracas, porém, continuas, nos levou a plagiar o Papa Francisco, que durante a Cerimônia de Acolhida, ocorrida na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na ultima quinta "Ouvi dizer que o carioca não gosta de frio e de chuva. A fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva. Parabéns."

No final da tarde, aconteceu a tradicional Procissão, com mais de 50 andores, cada um com sua importância para a Igreja católica. Porém, a grande estrela" da tarde sem sombras de duvidas foi Senhora Sant'Ana, em o seu andor ornamentado com rosas brancas e o povo se espremendo para tocá-la e fotografá-la.

Nem mesmo a chuva, foi capaz de inibir mais de cinco mil fieis, segundo a estatística da Policia Militar (PM-BA). Na oportunidade, além da fé, os fieis também levaram os seus guarda chuvas, formando tapetes coloridos nos mais de 20 km percorridos. Em alguns pontos estratégicos, pétalas de rosas foram jogadas na imagem da santa. "Colocamos 200 homens distribuídos no trajeto da Procissão, esperávamos mais pessoas, mas, a chuva acabou atrapalhando um pouco, mais foi maciça a presença dos fieis.", disse o Capitão Djaumos.

Em um canto do coreto, localizado na Praça da Catedral, com um terço nas mãos, dona Antônio Costa, de 88 anos, era só alegria. "Participo da festa de Senhora Sant'Ana, há 40 anos, tenho muita fé nela", disse. Segundo dona Cleonice Lima Almeida, 65 anos, ficou dois anos sem poder andar. "Foi a minha fé em Senhora Sant'Ana , que voltei a caminhar. Hoje estou aqui para gradecer", contou.

De acordo com tenente Carlos do Exercito, lotado no 35º BI, em Feira de Santana, mesmo trabalhando, esse é um dos momentos mais especiais de sua vida. "Nossa, é com muito orgulho que estou aqui ajudando a fazer o isolamento da padroeira da cidade". O Exercito designou 102 homens para proteger a imagem da Santa. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário