quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É FERIADO EM TRÊS CIDADES BAIANAS

Comemorado em todo o Brasil, o 20 de Novembro não é feriado nacional. Na Bahia, só nas cidades de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha é feriado. Celebrada há anos, a data passou a ser, oficialmente, Dia da Consciência Negra em 2011 e foi incluída no calendário escolar do país em 2003, por meio da Lei 10.639/03.

"O debate das questões raciais deve ocorrer todos os dias. Mas, como há quem não atente para isso, é importante existir data específica para tratar do tema", justifica Tom Alcântara, da Associação Religiosa de Cooperação entre Terreiros (Ardecente). O dia foi escolhido, por ativistas antirracismo, para celebrar a Consciência Negra, há cerca de 40 anos, por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares (AL).

"Zumbi foi assassinado em 1695. Foi considerado um inimigo público, já que o quilombo abrigava negros fugidos de várias partes do país e até brancos pobres, tudo o que a sociedade escravocrata condenava à época", explica o historiador Reginaldo Dias. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário