terça-feira, 1 de setembro de 2015

SECRETÁRIO PROMETE BARRAR UBER EM SALVADOR

Antes mesmo de chegar a Salvador, o Uber (serviço prestado por motoristas particulares via aplicativo para celulares e tablets) tem resistência na prefeitura e Câmara Municipal. O dispositivo, disponível em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), tem causado revolta de taxistas, que consideram a concorrência ilegal e desleal - opinião compartilhada pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, e pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), autor de projeto de lei para barrar a entrada do Uber na capital baiana. "Permitir será regularizar o transporte clandestino. A prefeitura está preparada para combater o Uber", declarou ao A TARDE o secretário Fábio Mota.

Seguindo o raciocínio, Mota também afirmou que a prefeitura irá fiscalizar o Uber "como transporte clandestino", caso venha a operar em Salvador.
"É um absurdo que veículos, por conta própria, façam transporte clandestino sem passar pela vistoria do município. Não podemos dizer que oferecem segurança sem saber a procedência dos veículos e dos condutores. Não permitiremos que seja desenvolvido na cidade", desafiou Mota. Ele disse acreditar que estes veículos particulares podem oferecer riscos à população, uma vez que não passam por vistoria da prefeitura. Nas cidades onde é acessado, o serviço é oferecido, em média, 20% mais barato, em comparação com os táxis tradicionais.

Ex-taxista - O vereador Alfredo Mangueira, que já foi taxista, argumentou que, caso o serviço comece a operar na capital baiana, irá afetar negativamente a atuação dos profissionais "da praça". "Dizem que o Uber oferece vantagens como veículos novos, com ar-condicionado. Então, que se façam essas exigências aos táxis e não permitam que veículos particulares entrem na competição de maneira desleal", afirmou. Mangueira disse que cerca de mil profissionais são contratados por empresas e, por isso, são submetidos ao pagamento de diárias.

"A empresa não quer saber se o dia foi ruim, ela quer o dinheiro. O aplicativo vai piorar ainda mais a situação deles", defendeu. E apontou, ainda, a Lei Federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determina que os serviços de utilidade pública de transporte individual de passageiros devem ser organizados, disciplinados e fiscalizados pelo poder público municipal. Para isso, devem ter como base os requisitos mínimos de segurança, conforto, higiene, qualidade dos serviços e de fixação prévia dos valores máximos das tarifas a serem cobradas.

Manifestação - Associações de taxistas de Salvador prometem, próximo dia 30, aderir a uma manifestação nacional contra o aplicativo. "O Uber não vai sorrir na Bahia. Pagamos caro para oferecer um serviço com segurança, o que não acontece com os veículos deles", disse Valdeílson Miguel dos Santos, presidente da Associação Metropolitana de Taxistas (AMT), parafraseando o slogan "sorria, você está na Bahia". Via assessoria de imprensa, o Uber informou ser favorável a todo debate de regulamentação. (As informações do A Tarde)

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