sábado, 26 de setembro de 2015

USINA DE SOBRADINHO CORRE RISCO DE PARAR DE GERAR ENERGIA

O nível no reservatório de Sobradinho, principal reserva de água do Nordeste, está em queda e pode atingir, ainda neste ano, número próximo a zero. Em um cenário extremo, o reservatório alcançaria apenas 2% a 3% da capacidade útil ao final de novembro, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Nesse caso, a geração de energia na usina seria inviabilizada e o risco de desabastecimento de água para o consumo humano cresceria a patamares considerados limites.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que hoje o reservatório opera com 9% do volume útil. Ao final de outubro, pode cair a 6% e, então, o volume de chuvas em novembro passaria a ser determinante.

“Se assumirmos a possibilidade de chuva zero em novembro, chegaríamos ao final do mês com 2% a 3% da capacidade útil. Nesse caso, teríamos de discutir a vazão. Mas o histórico mostra que sempre entra água nova no São Francisco em novembro”, afirma o diretor de Operação da Chesf, José Ailton de Lima. Em 2013, o volume foi reduzido de 2 mil metros cúbicos por segundo para 1,3 mil m³/s. Em julho, caiu para 900 m³/s. “Não fosse essa decisão, o reservatório já estaria seco”, diz Lima. 9As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário