sexta-feira, 21 de maio de 2010

MP-PE ACUSA LULA E DILMA DE PROPAGANDA ANTECIPADA

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Pernambuco protocolou ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff; o governador do Estado, Eduardo Campos; e os presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli; da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado; e do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves dos Santos, por prática de propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidatura de Dilma à Presidência da República.

A Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) somente permite a propaganda eleitoral a partir do dia 6 de julho do ano da eleição. Aquele que descumprir pode ter de pagar uma multa, cujo valor solicitado na representação dos promotores é de R$ 25 mil. Segundo o MPE, os cinco citados no documento teriam feito propaganda eleitoral antecipada durante a solenidade de lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, realizada em Ipojuca (PE) no último dia 7.

Segundo o MPE, a própria idealização do evento "denuncia a irrecusável configuração de ato de campanha eleitoral antecipada", que estaria confirmada nos discursos proferidos na cerimônia. No documento, o órgão cita um trecho do discurso do presidente Lula, que, ao lado de Dilma, teria dito: "E eu vou dizer uma coisa: eu acho que o que nós fizemos no Brasil não pode mudar. Se a gente deixar este país regredir, nós sabemos que para fazer é difícil, mas para derrubar é fácil. Vocês viram o que aconteceu com a Grécia agora ." (As ionformações são da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário