segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DIA DA GRATIDÃO MARCA APOSENTADORIA DE DOM GERALDO

Uma série de encontros com padres, autoridades e fiéis marca a despedida de Dom Geraldo Majella Agnelo como arcebispo de Salvador. O ponto alto dos eventos será o dia 11 de março, data que a arquidiocese batizou de Dia da Gratidão. Pela manhã, às 7h30, Dom Geraldo preside a missa na Igreja do Bonfim, em ação de graças pelos 12 anos de trabalho em Salvador. No mesmo dia, às 19h30, ele será homenageado com uma Sessão Solene literomusical, na Catedral Basílica.

Na ocasião um baú centenário será colocado à porta da Catedral para que os movimentos, congregações, padres e fiéis possam deixar a sua mensagem para Dom Geraldo. A idéia dos eventos é criar uma oportunidade para que o povo esteja com Dom Geraldo e ao mesmo tempo o cardeal possa agradecer pelo apoio e colaboração das pessoas ao longo destes 12 anos de pastoreio em Salvador. Na programação da noite cultural, o Madrigal da Ufba presenteará Dom Geraldo com a execução de 25 músicas e o Barroco na Bahia fará o encerramento.

A noite ainda contará com o pronunciamento de representantes do clero, da academia, dos diáconos permanentes, dos religiosos e dos leigos. Para falar em nome do clero foi escolhido o padre Manoel da Paixão, primeiro sacerdote ordenado por Dom Geraldo em Salvador. O mesmo critério foi usado na seleção do porta-voz dos diáconos permanentes e Antônio Santana Cardoso irá representá-los.

Já para falar em nome dos leigos a escolhida foi Conceição Cruz, leiga atuante da Pastoral da Criança com longa história de trabalho nas comunidades de Salvador. Em nome da Universidade Católica do Salvador fala o reitor, professor José Carlos Almeida e representando os religiosos a Irmã Zélia Batista, da congregação das Filhas do Amor Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário