sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL SERÁ INALGURADO NESTA SEXTA

A unidade permanente do Observatório da Discriminação Racial, contra a Mulher e LGBT, localizada no 1º piso da Estação da Lapa será inaugurada nesta sexta-feira (25) às 18 horas. O Observatório tem a proposta de prevenir e combater as discriminações e desigualdades em especial, de gênero, raça e orientação/identidade sexual, por meio de políticas que fortaleçam o exercício da cidadania.

Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador realizada através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), que acontece desde 2006, com a instalação do Observatório no circuito do carnaval, instrumento cujo objetivo é reduzir as desigualdades que vulnerabilizam parte significativa da população de Salvador no carnaval, festa supostamente democrática, mas que infelizmente ocorre diversos episódios de discriminação, constam nos registros do ano passado 907 casos entre denúncias e observações.

A experiência do Observatório que em anos anteriores funcionavam em pontos estratégicos da cidade dentro do circuito do carnaval, fez com que outros segmentos se agregassem ao projeto e no ano 2010, para atender reivindicação do segmento LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, foi proposta uma nova expansão, com a inclusão do combate a homofobia. A pretensão da instalação de uma unidade permanente é ampliar o campo de atuação com a finalidade de diminuir os casos de discriminações na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário