quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

EGITO: MUBARAK DIZ QUE TEME CAOS O PAÍS SE RENUNCIAR


O presidente Hosni Mubarak disse na quinta-feira, 3, que deseja deixar o poder, mas que não renuncia imediatamente para não causar caos no Egito, onde houve novos confrontos violentos entre simpatizantes e opositores do governo.

Mubarak, há 30 anos no cargo, tem tentado retomar o controle da situação em meio a uma rebelião popular que já matou até 300 pessoas. Seu governo convidou a oposição islâmica para um diálogo, e pediu desculpas pelo banho de sangue no Cairo, onde dez manifestantes morreram.

"Estou cheio. Depois de 62 anos no serviço público, eu tive o suficiente. Quero sair", disse Mubarak, de 82 anos, em entrevista à rede norte-americana ABC. "Se eu renunciar hoje, haverá o caos", acrescentou.

A exemplo do que ocorreu na quarta, simpatizantes de Mubarak, armados, atacaram manifestantes que ocupam a praça Tahrir, no centro do Cairo, exigindo sua renúncia.

Para tentar acalmar os distúrbios, o recém-nomeado vice-presidente Omar Suleiman afirmou na quinta-feira que a Irmandade Muçulmana, mais organizado movimento de oposição do Egito, foi convidada a participar de um diálogo nacional envolvendo todos os partidos. (As informações da Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário