domingo, 20 de novembro de 2011

BRASIL INVESTIRÁ US$ 2,4 BILHÕES EM 4 ANOS PARA EXTRAIR OURO

As empresas privadas que investem na extração de ouro no Brasil destinarão cerca de US$ 2,4 bilhões nos próximos quatro anos em seus projetos, segundo informou neste domingo o jornal "O Globo", que cita dados oficiais.

Este volume de investimentos triplica os cálculos previstos anteriormente para o período e poderia contribuir para duplicar a produção do metal precioso, que agora se situa em 62 toneladas por ano.

O total da produção coloca o Brasil como o 13º país extrator de ouro no mundo, muito abaixo das potências mundiais, que são China (341 toneladas por ano), Austrália (259 toneladas), Estados Unidos (240 toneladas) e África do Sul (192 toneladas).

O Departamento Nacional de Produção Mineral acaba de conceder 1.270 autorizações a empresas mineradoras para explorações em busca do metal precioso e está analisando outras 1.173 solicitações deste tipo, segundo o jornal, que qualificou o aumento de pedidos como "uma nova corrida do ouro".

De acordo com "O Globo", atualmente existem no Brasil 2.819 jazidas legais em atividade, embora a maior parte da produção se concentre em poucas minas controladas por mineradoras estrangeiras.

A maior mina de ouro do país está localizada em Paracatu (Minas Gerais), no centro do país, e está controlada pelo canadense Kinross. (As informações da Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário