segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ALAN SANCHES DENUNCIA ATERRO SANITÁRIO IRREGULAR EM ARAÇAS

O deputado estadual Alan Sanches (PSD), consciente dos danos que o descarte irregular de lixos pode trazer ao meio ambiente e a saúde pública, denuncia a existência de um aterro sanitário irregular no município de Araças, a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com o deputado, a prefeitura ignorando as leis, está jogando detritos de todos os tipos na estrada de barro, a aproximadamente 5km da sede da cidade, na margem da rodovia BA093 e ainda está permitindo que outras pessoas o façam.

“Não há nenhum cuidado com o descarte desse lixo do município, inclusive, além de já trazer inúmeros transtornos para a população, como a proliferação de animais e insetos, prejudicando a saúde dos moradores da área, já se comprova a contaminação da nascente do Riacho do Rio da Prata”, lamentou Alan Sanches.

Inconformado com a situação, o deputado, que é membro titular da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, assegurou que irá se empenhar em buscar os órgãos fiscalizadores, de forma que os responsáveis pela irregularidade sejam punidos e que o impasse não se agrave ainda mais.

“Afinal, não se pode admitir que, em pleno século 21, autoridades, ignorando a legislação, descartem lixo de qualquer forma, como está acontecendo em Araças, dando-se apenas ao trabalho de tocar fogo quando bem entendem. Isso é um absurdo. Os animais e insetos que frequentam o referido lixão acabam sendo grandes vetores de doenças”, pontuou.

Por fim, o parlamentar lembrou que existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários e que estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental. “Em Araças nada disso acontece. Tudo está funcionando na base do improviso e isso nós não podemos permitir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário