quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PEDIR APOSENTADORIA ATÉ AMANHÃ PODE EVITAR DESCONTO NO BENEFÍCIO

O segurado do INSS que planeja pedir a aposentadoria proporcional neste ano deve agendar o requerimento até amanhã, para fugir do novo fator previdenciário(índice aplicado nas aposentadorias por tempo de contribuição). O benefício por tempo de contribuição exige, no mínimo, 30 anos de pagamentos ao INSS para mulheres e 35 para homens.

A tabela que define os descontos dessas aposentadorias será atualizada e passará a valer para todos os benefícios agendados a partir de sábado. Assim, pedidos de aposentadoria feitos pela internet no sábado e no domingo já terão o desconto da nova tabela.

Para agendamentos feitos nos postos do INSS, o novo fator vale a partir desta segunda. Para o INSS, quando o segurado agenda o pedido de aposentadoria, ele já deu entrada no requerimento do benefício. Por isso, mesmo que o atendimento no posto seja feito depois de sábado, valerá a tabela do fator válida na data do agendamento.

A atualização do fator é feita com base nas informações do Censo do IBGE. A tabela vinha sendo atualizada com base em estimativas. Agora, as informações serão corrigidas com os dados do Censo de 2010, o que pode aumentar os descontos.

A expectativa de vida da população interfere na definição do desconto do fator. O IBGE deve divulgar esses dados - as tábuas de mortalidade- na quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário