domingo, 18 de novembro de 2012

BRASIL ESTUDA RETALIAR ARGENTINA POR BARREIRAS A PRODUTOS NACIONAIS

Irritado com as perdas causadas pelas barreiras comerciais argentinas, o governo brasileiro ameaça retaliar o país vizinho no Mercosul. A previsão do Planalto é a de que o assunto contamine a reunião entre as presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, que encerra o encontro empresarial marcado para 27 e 28 de novembro em Cardales, cidade próxima a Buenos Aires.

De acordo com dados compilados pelo governo brasileiro, através do Instituto Nacional de Estatísticas e Censo da Argentina, as importações provenientes do Brasil caíram 19,4% de janeiro a setembro, percentual muito superior à queda de 3,4% registrada nas demais origens. “Se não houver uma liberação, não restará alternativa a não ser endurecer”, disse uma fonte do governo brasileiro ao Grupo Estado.

Segundo essa fonte, o Brasil entende que a Argentina enfrenta um problema de falta de dólares para custear importações, mas é “inaceitável” que empresas brasileiras percam mercado para países de fora do Mercosul. Em 2011, o Brasil chegou a impor barreiras a carros feitos na Argentina e, mais recentemente, bloqueou a entrada de produtos perecíveis como maçã, pera e batata.

Se não ocorrer em breve uma liberação para produtos brasileiros - sobretudo autopeças, calçados, têxteis, móveis, linha branca, máquinas agrícolas e carne suína -, as travas podem retornar. Ainda não há definição sobre quais produtos argentinos seriam afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário