quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DESEMPREGO NA RMS CRESCEU 31% EM UM ANO

Em um ano, o número de trabalhadores desempregados na Região Metropolitana de Salvador (RMS) passou 273 mil para 358 mil, o que representou um aumento de 31,1% de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira, 31. Segundo o levantamento, o desemprego atingiu, em setembro, 19% da população economicamente ativa na RMS.

Desde o ano de 2011, a quantidade de pessoas em busca de oportunidades no mercado de trabalho tem aumentado além da capacidade de absorção do mercado de trabalho, explica o economista João Teixeira, um dos responsáveis pela pesquisa, elaborada pelo governo estadual e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). "Existe um aumento da pressão sobre a População Economicamente Ativa (PEA)", explica o economista. O movimento verificado na RMS coincide com o que acontece nas outras regiões metropolitanas pesquisadas, acrescenta.

Na avaliação de Teixeira, "os números mostram que houve uma queda nos rendimentos médios da ocupação, o que tem levado pessoas que normalmente não estariam no mercado de trabalho a buscar alguma ocupação para ajudar no sustento familiar". Segundo ele, o aumento da PEA reflete o fato de o brasileiro estar se acostumando a uma nova realidade econômica. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário