sábado, 20 de julho de 2013

MORRE JOVEM INFECTADA POR HIV NO HOSPITAL ROBERTO SANTOS

A jovem Viviane Correia Ribeiro, 17 anos, que foi contaminada pelo vírus HIV em 1998 durante transfusão de sangue no Hospital Roberto Santos, em Salvador, morreu nesta sexta-feira, 19. Ela estava internada no Hospital Geral de Camaçari (HGC), na região metropolitana, onde aguardava por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital.

A morte de Viviane foi confirmada por volta das 13h, segundo informou a direção do HGC. Ela deu entrada na unidade médica no último final de semana com sintomas de gripe. O pai de Viviane, Carlos Alberto Silva Ribeiro, reclamou da falta de estrutura do hospital, que, segundo ele, contribuiu para piorar o estado de saúde da filha.

"No sábado, 13, ela ficou no corredor do hospital e acabou pegando uma infecção. Na quinta, 18, teve uma parada cardíaca e precisou ser entubada. Os médicos já tinham me avisado que ela estava em estado terminal", disse Carlos, ressaltando que chegou a procurar o Ministério Público, por sugestão de um advogado, para pedir que a filha fosse retirada do corredor e encaminhada a um leito.

O diretor médico do HGC, doutor Francisco Assis, disse em entrevista ao Portal A TARDE que a jovem teve de aguardar no corredor porque não havia vaga na unidade. "O hospital estava lotado. Ela ficou aguardando a transferência para um hospital de referencia da capital, que seria o Roberto Santos ou o Couto Maia. A jovem recebeu toda a assistência necessária. No entanto, o caso dela foi se agravando e, hoje, infelizmente, ela veio a óbito", informou.
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) havia informado, pela manhã, antes da confirmação da morte de Viviane, que a jovem estava recebendo o tratamento apropriado enquanto aguardava vaga na UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário