A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) iniciou hoje ( 01/07) um mutirão com um objetivo específico: providenciar documentos de identidade, cartões do Sistema Único de Saúde ( SUS), cartão do idoso e inscrição nos Programas Sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família para os moradores em situação de rua de Salvador. A medida foi adotada pelo secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, a partir da constatação das equipes de abordagem da Secretaria de que a maioria das pessoas contatadas e convidadas a ir para os abrigos da prefeitura e de organizações assistenciais não possui documentos de identificação.
“ Nosso intuito não é retirar as pessoas das ruas e abriga-las, mas sim oferecer a elas todas as condições para que resgatem sua autonomia como cidadãos, para que sejam reintegrados às suas famílias, e para que consigam trabalho caso desejem. O encaminhamento aos cursos de formação e qualificação profissional, e emprego através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) é outra ação da Secretaria”, informa Mauricio Trindade.
Para que o mutirão - realizado em parceria com a Federação Brasileira dos Direitos Humanos e com o Movimento Democrático da População de Rua de Salvador e com o Serviço de Atendimento ao Cliente ( SAC), do governo do estado - seja bem sucedido uma unidade móvel da SEMPS vai ao encontro das pessoas em situação de rua onde estiverem.
Para completar, uma equipe do Bolsa Família Móvel, da SEMPS continua cadastrando as mais de 500 pessoas que estão abrigadas na antiga Clínica Ana Nery no Programa Bolsa Família, fazendo atualização cadastral, se for o caso, e esclarecendo dúvidas.
Por: Sergio Toniello
Nenhum comentário:
Postar um comentário