Em oito horas de funcionamento, dados parciais indicam a realização de 50 testes, sendo dois positivos para HIV, um para sífilis e um para hepatite C. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, juntamente com os titulares da pasta no estado, Washington Couto, e do município, José Antônio Rodrigues Alves, participaram neste sábado (01) do lançamento oficial do projeto Fique Sabendo, no Centro de Saúde da Rua Carlos Gomes.
A estratégia visa incentivar, durante o Carnaval, a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado até terça-feira (04), sempre das 9h às 21h, em três postos: além do CAE Centro, no 3º Centro de Saúde na Liberdade e no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina.
A iniciativa faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a folia momesca. Durante a abertura, Arthur Chioro destacou a importância da participação das três esferas de governo na luta contra às DSTs e Aids. "É fundamental a união de esforços da União, estado e município tanto no sentido de alertar o folião sobre o uso da camisinha, quanto na oferta do teste sorológico através do Fique Sabendo", explicou o ministro, destacando que o procedimento é seguro e sigiloso, sendo realizado com apenas uma gota de sangue. Os resultados ficam prontos em 20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário