quarta-feira, 26 de março de 2014

NOVA TARIFA DE TAXIS COMEÇA A VALER A PARTIR DE TERÇA-FEIRA QUE VEM

Após a publicação, na segunda, da portaria que define os novos valores a serem praticados pelos táxis de Salvador, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) já definiu o período em que a mudança nos taxímetros será realizada. Entre os dias 1º e 26 do próximo mês, 7 mil carros passam pela aferição obrigatória dos equipamentos.

O reajuste médio é de 7,1% (confira ao lado). A atualização dos valores no taxímetro é feita através de um chip, que pode ser adquirido pelos motoristas em cinco oficinas autorizadas pelo Ibametro. O cronograma escalonado dos veículos será publicado pelo órgão, ainda esta semana, no Diário Oficial, autorizando os taxistas a comparecerem às oficinas.

A estimativa é que 400 táxis sejam auferidos por dia. “Enviamos hoje (segunda) um ofício ao Ibametro formalizando o pedido de aferição. Eles agora vão definir um calendário que divulgaremos para a categoria. Até lá, as tarifas não mudam”, explica Bruno Alves, titular da Gerência de Táxi da Transalvador (Getax).

Apenas os táxis especiais, que operam em terminais como o Aeroporto, com valores tabelados e não por taxímetro, já estão autorizados desde segunda a fazer a cobrança. Ontem, o governo do estado anunciou que os taxistas da Grande Salvador que fazem parte do Programa Taxista Amigo do Turista, da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), terão direito a subsídios de taxas para efetuarem cobranças através de cartões de crédito.

Quem aderir ao uso das máquinas, que serão fornecidas pela Cielo, terá isenção de taxa de aluguel nos três primeiros meses de operação, e depois só pagará R$ 11,90 de mensalidade. Os custos, atualmente, chegam a R$ 120 por mês. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário