terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ASSEMBLEIA DEBATE SITUAÇÃO FUNCIONAL DO EXTINTO DERBA

A Assembleia Legislativa da Bahia será palco de debate sobre a extinção do Derba (Departamento de Estradas e Rodagem da Bahia). As consequências da decisão e possíveis soluções, especialmente para a situação funcional dos servidores, será pauta principal de sessão solene, proposta pelo deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), marcada para esta quinta-feira (25), às 15h.

De acordo com o deputado, que presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, não se pode ignorar os serviços relevantes que o Derba prestou, durante quase um século, para a Bahia, bem como a forma que a sua extinção foi conduzida.

“Embora extinto há quase um ano (dia 28 de fevereiro de 2015), no bojo da reforma administrativa do governo Rui Costa, muitas ainda são as queixas dos ex-dirigentes e ex-funcionários, a exemplo de desvios de funções, alocações irregulares e até mesmo de não realocação, conforme prometido, que estaria resultando em aumento de casos de doenças emocionais, como a ansiedade e a depressão, em especial nos profissionais mais antigos. E o nosso objetivo é expor essa situação na expectativa de respostas por parte do executivo estadual”, enfatiza.

Hildécio Meireles frisa ainda que é preciso se esclarecer o porquê de a Superintendência de Transportes da Bahia (SIT), vinculada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e criada para assumir o papel do departamento, ainda não ter sido regulamentada. “Esse seria o motivo do cenário cada vez mais precário nas estradas baianas”, questiona. Mais além, o parlamentar elenca que, segundo denuncia dos ex-servidores, a SIT teria sido criada com intuito de reduzir o número de cargos de confiança, diminuindo assim os gastos desnecessários. “Contudo, o que se sabe é que, ao Derba ser extinto, existiam 135 cargos de confiança e hoje a superintendência possui 130. E, sem dúvida, todas essas perguntas necessitam de respostas”, concluiu, conclamando que as mesmas sejam dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário