segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

GOVERNISTAS CULPAM PT POR CAOS NA SAÚDE: 'CONCENTRAÇÃO DE RECURSOS'

Governistas rebateram, na manhã desta segunda-feira (29), as declarações do vereador José Trindade (PSL). De acordo com Trindade, a “saúde Salvador está na UTI”. A afirmação vem após a publicação de reportagem no Fantástico deste domingo (28), sobre Salvador ser a capital brasileira onde menos se investe na saúde. De acordo com o presidente do Democratras em Salvador, Heraldo Rocha, os nove anos de gestão do PT no estado da Bahia são responsáveis pelo caos da saúde pública. "Isso é resultado da concentração de recursos hospitalares no Estado. Esses recursos não transitam pelo Fundo Municipal de Saúde. Por isso que o investimento per capita de Salvador é tão baixo", sugeriu Rocha.

Sobre a situação das maternidades na capital, um dos alvos da reportagem do programa global, o democrata lembrou que Salvador tem capacidade instalada para atender grávidas em trabalho de parto. Rocha cita a Maternidade José Maria de Magalhães, que funciona com 50% de sua capacidade e o Hospital João Batista Caribé, que não atende. "Se ativarmos os 40 leitos da José Maria mais 60 do João Batista, teríamos mil partos por mês. Há capacidade instalada, sim. Hoje, além de enfrentar o drama da zika, as mulheres baianas, as mais necessitadas, têm que parir muitas vezes nas calçadas das maternidades por incompetência do governo Rui Costa, do PT", finalizou.

Líder do governo na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Joceval Rodrigues (PPS), questionou a verba do governo do estado para a UPA de Cajazeiras. “Prometeram e nunca fizeram. Acho que não tem nem licitação”, sugeriu. Ainda de acordo com Rodrigues, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, deveria “assumir que a saúde está complicada”. “Esse tipo de prática é complicada e deixa o povo desencantado. Já temos vários problemas no país. Temos que resolver os problemas que temos, e não esconder”, indicou. (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário