segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A SAÚDE DE SALVADOR ESTÁ NA UTI, ALERTA O VEREADOR TRINDADE

Com base em dados do Ministério da Saúde, o vereador José Trindade (PSL) pontua que Salvador é o penúltimo município em cobertura (29,27%) do Programa Saúde da Família dentre todas as capitais, à frente apenas de Belém. Conforme observa, “os poucos serviços oferecidos pela gestão de ACM Neto estão sobrecarregados, e oferecem atendimentos acelerados e com pouca qualidade; os moradores de Salvador não têm cobertura de saúde e vivem a peregrinar entre unidades em busca de atendimento”. “Com isso, as Unidades de Pronto Atendimento - UPA e Serviços Hospitalares, que, diga-se de passagem, são na sua grande maioria mantidas pelo Governo do Estado, ficam sobrecarregadas, cumprindo a função das Unidades Básicas”, frisa.

Segundo o vereador, a situação poderia ser ainda pior. “Se dependêssemos exclusivamente do prefeito, não teríamos o Programa Mais Médicos, sem o qual Salvador não teria médicos em 136 equipes das 229 que possui atualmente”, avalia Trindade. Em tempos de Zika e microcefalia, o legislador considera que “a deficiência da Atenção Básica prejudica o acompanhamento e orientação de gestantes, além de superlotar as maternidades do Estado”. Como ressalta, “Salvador não possui maternidade. Melhor dizendo, não possui hospital algum, só sonho”.

Trindade destaca a necessidade de investimentos massivos na expansão da Atenção Básica. “Assim reduziríamos a pressão sobre trabalhadores e o serviço poderia se tornar referência para os usuários, sem falar que as gestantes teriam um local digno para parirem seus filhos, em vez de ficarem peregrinando entre unidades até virarem notícias na TV”. Para Trindade, “ACM Neto precisa cuidar melhor das pessoas e deixar de só querer fazer festa”. (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário