terça-feira, 29 de março de 2016

MENDES DIZ QUE SEM JULGAMENTO DO MENSALÃO NÃO HAVERIA LAVA JATO

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (29), em Lisboa, que, na opinião dele, o julgamento do mensalão abriu caminho para que pudessem ser realizadas as investigações da Operação Lava Jato. Para ele, o julgamento do mensalão "talvez seja um marco histórico" no Brasil. Mendes viajou à capital portuguesa para participar do Seminário Luso-Brasileiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Outras autoridades e políticos brasileiros também são esperados no evento.

"Talvez o mensalão seja um marco na história brasileira, no sentido de combate à impunidade. Eu acho até que se pode dizer que, sem mensalão, não teria ocorrido aí esse julgamento do petrolão. Não teria tido essa evolução", afirmou o ministro. Para Mendes, as penas aplicadas a Marcos Valério, preso em regime fechado por ter sido considerado o operador do mensalão, possibilitaram as delações premiadas na Lava Jato. "Muitos dizem que as penas aplicadas a Marcos Valério é que permitiram que houvesse essa evolução em relação à delação premiada. Então acho que essa é uma reflexão que a gente vai ter que fazer no futuro", completou.

Mendes também comentou sobre a presença, no seminário, de políticos manifestantes contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff. Ele negou um caráter anti-governo no evento e disse que o objetivo dos debates é melhorar a democracia. "É esse o tema, efetividade da democracia. Nós não estamos colocando em xeque a democracia, mas a melhoria da qualidade da democracia. É isso que está sendo discutido", disse o ministro.

Protesto - Mendes chegou ao seminário acompanhado do senador José Serra (PSDB-SP). Os dois foram recebidos com protestos por cerca de 50 manifestantes, que levantavam cartazes com dizeres contrários ao imepachment da presidente Dilma Rousseff. "Isso é absolutamente normal. Também no Brasil, às vezes participando de bancas de doutorado, a gente tem protestos. Isso é normal e democrático", afirmou Mendes.

Vídeo de Temer - O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que deveria abrir o seminário, mas não pode deslocar-se à Lisboa por questões de agenda, participou do evento através de um vídeo gravado no dia anterior. No vídeo, Temer exaltou os direitos conquistados através da constituição brasileira de 1988, como o direito à liberdade de expressão, à informação, entre outros, referindo que isto fez muito bem ao país, pois evitou políticas totalitárias. No entanto, mencionou que, apesar do direito à manifestação, o que o povo brasileiro hoje quer é o “pão na mesa”, ou seja, o direito à democracia social, e que isto tem-se verificado nos últimos anos, uma vez que país conseguiu sair do limiar da pobreza. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário