sexta-feira, 18 de agosto de 2017

UFRB VAI RECORRER DE LIMINAR CONTRA TÍTULO A PETISTA

A decisão liminar que na quinta-feira, 17, cancelou a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula, após o vereador Alexandre Aleluia (DEM) entrar com um recurso na Justiça, foi recebida “com surpresa” pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), de acordo com comunicado publicado no início da noite no site da instituição de ensino superior.

Segundo a nota, a Advocacia Geral da União (AGU) foi acionada a tomar “as medidas cabíveis para a alteração da decisão” e “aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com a certeza de que o respeito à autonomia das instituições de ensino superior público seja preservado e garantido”.

No comunicado, a Ufrb afirma ainda que a decisão judicial, expedida pelo juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador, “fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas”, referindo-se à autonomia universitária, garantida no artigo 207 da Constituição.

“A honraria ao ex-presidente Lula é um antigo desejo de setores da comunidade universitária da Ufrb, pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior”, diz o texto publicado pela universidade, informando também que a proposição do título para Lula foi feita por cinco membros do Conselho Universitário da instituição.

Durante o ato político na Arena Fonte Nova, o ex-presidente petista garantiu que irá a Cruz das Almas, mesmo que a decisão judicial seja mantida, para “dar um beijo na testa do reitor e dos professores e um abraço nos estudantes” da instituição.

Lula ainda ironizou Aleluia, dizendo que o vereador soteropolitano “está com medo” que ele receba o título. “Eles não estão com medo pelo que eu já fiz, mas pelo que nós vamos fazer daqui para frente”, discursou o líder petista. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário