quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

QUALIDADE DE VIDA DE FAMÍLIAS AVANÇA MENOS EM ESTADOS DO NORTE, DIZ IPEA

Rondônia, Amazonas e Pará foram os estados que menos avançaram em qualidade de vida das famílias entre 2003 e 2009, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal.

Os três são os únicos estados em que a qualidade de vida melhorou menos que 10% no período, de acordo com o Índice de Vulnerabilidade das Famílias, empregado pelo Ipea na pesquisa. No Pará, o avanço foi de 7,7%; em Rondônia, de 8,8%; e no Amazonas, de 6,8%.

Nas demais unidades da federação, o avanço na qualidade de vida foi superior a 10%, segundo o instituto. A média do país é de 14,3% de melhora em 2009 em relação a 2003.

A vulnerabilidade pode ser explicada, de acordo com o Ipea, pela restrição de acesso "a oportunidades de maneiras diversas, seja pela oportunidade em si ou pela sua precária localização, seja pela falta de acesso à educação e ao conhecimento, seja pelos efeitos dessa falta de conhecimento na prevenção e profilaxia da saúde, por exemplo".
(As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário