quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SECRETÁRIO ANUNCIA QUE A CERTIFICAÇÃO TERÁ PONTUAÇÃO PARA PRODUTOR

O governo da Bahia planeja criar uma espécie de selo verde para a área de irrigação, a fim de incentivar os produtores rurais a usar a água em suas lavouras de maneira racional, econômica e sustentável. O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, ao participar, ontem pela manhã, do debate sobre a sustentabilidade no agronegócio baiano, no terceiro seminário do fórum Agenda Bahia.

A certificação está sendo discutida entre as secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente, que vão criar uma pontuação para avaliar a ação de cada usuário da irrigação. Quanto mais o produtor adotar técnicas modernas, como a pressurização – que reduz o consumo de água – ou a instalação de estações meteorológicas, para decidir quando e como irrigar com eficiência de acordo com o ciclo da cultura, mais pontos obterá.

“O selo será vantajoso não só para o produtor como para o país”, acredita Eduardo Salles, que destacou a importância de estimular a utilização eficiente da água no campo, de modo a alcançar maior produtividade com menos custos. O secretário reconheceu que os sistemas em uso na zona rural da Bahia são arcaicos, ainda lançando mão, muitas vezes, de técnicas de inundação para irrigar lavouras, o que resulta em desperdício, e de pivôs centrais, que apresentam um consumo exagerado de água.

Da parte da secretaria que comanda, Salles disse que foram adquiridas recentemente sete estações meteorológicas, já instaladas em sete distritos de irrigação pública. “Acho que o caminho é este”, afirmou, adiantando que a ideia é lançar o selo verde no próximo ano, mesmo admitindo que terá de enfrentar dificuldades burocráticas. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário