segunda-feira, 6 de maio de 2013

BEBÊS TERÃO CERTIDÃO GRATUITA EM MATERNIDADE

A Maternidade do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), que integra a rede estadual de saúde, será a primeira unidade do estado contemplada com o Projeto Minha Certidão, que tem o objetivo de reduzir o índice de crianças sem registro de nascimento.

Por conta da iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Saúde (Sesab) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA), a partir de hoje, as crianças nascidas no hospital localizado em Brotas já podem sair da unidade de saúde com registro gratuito de nascimento emitido no primeiro cartório interligado a uma maternidade.

O cartório passa a funcionar no segundo subsolo do hospital. O Iperba presta assistência nas áreas de obstetrícia, ginecologia e neonatologia, além de ser considerado um serviço credenciado para assistência à gestação de alto risco.

Com 107 leitos, realiza uma média de 400 partos/mês, e detém o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Fundo das Nações Unidas (Unicef), em decorrência das ações de incentivo ao aleitamento materno. A unidade é também um hospital escola, atuando nas áreas de ensino e pesquisa, além de ser referência na rede pública para assistência às mulheres vítimas de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário