sábado, 25 de maio de 2013

NOVO EDITAL PREVÊ METRÔ PRONTO ATÉ 2016; PRIMEIRO TRECHO FUNCIONA ATÉ 2014

Juntos, prefeitura e governo do estado asseguram que agora vai. Após 14 anos de atrasos, um novo cronograma para a inauguração do metrô de Salvador foi divulgado sexta, e prevê a conclusão da obra no fim de 2016. A Linha 1 entre a Lapa e o Retiro, como já foi divulgado, deverá começar a operar antes da Copa do Mundo, no ano que vem. Logo em seguida, no fim do ano, fica pronto o resto da Linha 1, até a Estação Pirajá. Só então começam as obras da Linha 2, que liga a Avenida Bonocô a Lauro de Freitas, passando pelo Iguatemi e Avenida Paralela.

Nesta etapa, a inauguração também será por partes. Até o Iguatemi, fica pronto em março de 2015; até o aeroporto, em outubro do mesmo ano. Até a estação final, em Lauro de Freitas, está previsto mais um ano de obras: outubro de 2016. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, endossou que haverá punição à construtora caso haja atrasos nos prazos de inauguração. “O objetivo é que comece a funcionar o primeiro trecho até a Copa do Mundo”, disse.

Licitação - Em ato público realizado sexta no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, foi assinada, pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Jaques Wagner, a autorização para a licitação, que vai contratar a empresa responsável por toda a obra e pela operação do sistema. Quem vencer será parte de uma parceria público privada (PPP), que terá o direito de operar o sistema até 2053. O orçamento foi estimado em R$ 4 bilhões, e o critério de seleção será o menor preço.

A entrega das propostas deve ser feita até o dia 15 de julho e um leilão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) vai determinar a empresa vencedora. O contrato de concessão será assinado no dia 6 de setembro e as obras devem ser iniciadas no mês seguinte. A concessionária terá ainda 180 dias, a partir da assinatura do contrato, para apresentar um projeto de extensão do metrô de Pirajá até Cajazeiras. O prefeito ACM Neto destacou os esforços da prefeitura para melhorar a mobilidade na cidade.

De acordo com ele, devem ser empregados R$ 3,2 bilhões em incentivos fiscais para os planos de mobilidade. “Nos últimos anos, a sociedade careceu de planejamento, mas o que a gente percebe agora é a coordenação de uma série de atividades e providências que são pensadas, planejadas e que vão mudar inteiramente o perfil da cidade de Salvador e da Região Metropolitana”, enfatizou o prefeito. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário