quarta-feira, 29 de maio de 2013

JUSTIÇA DETERMINA PRAZO DE 24h PARA ÍNDIOS DEIXEM BELO MONTE

A Justiça Federal em Altamira (PA) deu prazo de 24 horas, a partir de hoje, para que os cerca de 140 índios que invadiram a obra da usina hidrelétrica de Belo Monte nesta semana deixem o local. Os índios mundurucu que encabeçam o protesto afirmam que irão manter a manifestação e exigem a presença do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) ou da presidente Dilma Rousseff. Segundo os indígenas, um oficial de Justiça esteve no local acompanhado por cerca de 200 policiais e com o mandado de reintegração de posse, que foi rasgado pelos manifestantes.

“A Polícia Federal pode nos matar que não vamos sair daqui. Não queremos conflito, somos pessoas do bem”, disse o índio Cândido Munduruku, 24, uma das lideranças do movimento. Eles reivindicam a suspensão de todos os estudos e construções de barragens no país que impactem terras indígenas e a regulamentação da consulta prévia a índios nesses casos.

Em nota divulgada hoje, o consórcio responsável pela construção da usina afirmou que a invasão tem sido violenta, e que os índios tomaram cinco ônibus que transportavam trabalhadores, ocuparam as portarias de acesso a um dos canteiros da obra e tomaram “dezenas” de rádios de comunicação da equipe de segurança patrimonial. “Entendemos que o cenário acima não pode ser descrito como uma “ocupação pacífica'”, diz a nota do CCBM (Consórcio Construtor Belo Monte). (As informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário