segunda-feira, 27 de maio de 2013

SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL INTENSIFICA OFERTA DE VAGAS DE EMPREGO A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

A legislação brasileira é clara: os portadores de deficiência física têm o direito ao trabalho garantido. De acordo com a lei 8.213, que vigora desde 1991, as empresas com mais de 200 empregados devem reservar de 2 a 5% de seus postos de trabalho para pessoas portadoras de deficiência. Vinte e quatro anos depois da Lei entrar em vigor milhares de deficientes ainda enfrentam muitas barreiras, por falta de informação ou por falta de algum órgão que centralize a oferta de vagas.

Objetivando integrar cada vez mais os portadores de deficiência na sociedade, Mauricio Trindade, gestor da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza determinou à gerência do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) a criação de uma equipe de trabalho especialmente para captar vagas para esse segmento.

“ De acordo com o Centro Demográfico de 2010 Salvador tem, pelo menos, 530 mil portadores de deficiência, milhares deles com enorme dificuldade para ter o direito de trabalhar. Assim, a partir de hoje, os profissionais do SIMM irão de empresa em empresa prospectando vagas e, mesmo, verificando quais empresas ainda não se adequaram à lei para fechar parceria com elas.”

Ainda segundo Mauricio Trindade, os funcionários do SIMM foram orientados a atender prioritariamente as pessoas com deficiência. “ Nossos postos tem boa acessibilidade para os deficientes, mas vamos melhorar ainda mais. Vale ressaltar que, a exemplo dos outros trabalhadores, os portadores de deficiência podem agendar a entrevista, por telefone, pelo número 2203- 2016. Assim poderão chegar no momento da entrevista sem contratempos e sem ter que enfrentar filas ou tempo de espera”

A gerente do órgão, Polyana Régis, informa que o SIMM já dispõe de vagas exclusivamente para pessoas com deficiência, a saber:

5 vagas para Servente de limpeza de obras, com ensino fundamental incompleto. Não exige experiência.

2 Vagas para Auxiliar de limpeza, com ensino fundamental completo. Não exige experiência.

1 vaga para Operador de caixa, com ensino médio completo e 3 meses de experiência.

1 vaga para vendedor interno, com ensino fundamental completo e 1 mês de experiência.

2 vagas para Cumim ( ajudante de garçom), com ensino fundamental incompleto. Não exige experiência.

2 vagas para auxiliar de Cozinha , com ensino fundamental incompleto, não exige experiência.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário