quarta-feira, 1 de maio de 2013

RETROATIVO SERÁ PAGO PELO ESTADO DE UMA SÓ VEZ, NA FOLHA DE MAIO

O projeto de lei que prevê o reajuste dos servidores estaduais em 2,5%, retroativo a janeiro, chegou à Assembleia Legislativa da Bahia com pedido de urgência-urgentíssima. Mas a votação que decidiria se o pedido seria atendido não aconteceu ontem, após sindicalistas de 20 entidades representativas dos trabalhadores do estado protestarem ontem na Casa por mais de seis horas.

A manifestação, marcada na última quinta-feira, seria apenas do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), mas, com o anúncio da proposta, outras categorias foram ao local mostrar insatisfação com a proposição do governo. Os servidores fizeram uma paralisação geral e exigiram que a proposta seja modificada para que o reajuste supere a inflação - o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2012 foi de 5,84%.

O líder governista da Assembleia, Zé Neto (PT), se reuniu com os manifestantes no final da manhã e concordou em suspender a votação que estava prevista para a tarde. Na próxima terça-feira, o pedido de urgência-urgentíssima deve ser votado e, se aprovado, a plenária do reajuste ficará para a outra terça-feira, dia 14. Se a proposta realmente for votada neste dia, o reajuste será pago no salário de maio, já com todos os retroativos referentes aos meses de janeiro a abril.

Mas isso não vai acontecer, se depender da oposição. “Vamos obstruir de todas as formas possíveis”, garante o líder de oposição Elmar Nascimento (PR). “O índice é tão irrisório que a gente acha que o governo chegou a esse número para depois ceder um pouquinho e o servidor achar que conquistou alguma coisa. Não conquistou nada”, critica. O secretário de Comunicação do estado, Robinson Almeida, nega a acusação. “Não há blefe, mas o processo não está fechado”, garantiu, acrescentando que o governo está aberto a conversas. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário