quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SEMPS REQUALIFICA TRABALHADORES QUE ATENDEM BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM SALVADOR

Os profissionais da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) que trabalham nas Centrais de Informação e Atendimento Social (Cias) estão sendo requalificados para que possam atender com mais eficiência e eficácia as famílias beneficiárias do Programa Bolsa família em Salvador. O primeiro grupo participa, desde o inicio desta semana, de um curso de 40 horas de duração, realizado no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura, numa parceria da SEMPS com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. A primeira turma conclui o curso nesta sexta feira ( 25/10). Todos receberão certificados pela participação.

Ministrado pelo instrutor Moisés França Santos, o curso desenvolve estes temas: Como agilizar o cadastro único nas comunidades dos povos tradicionais de Salvador; como identificar pessoas em situação de vulnerabilidade social encaminhando-as aos departamentos especializados para que solucionem seus problemas; como agir com os moradores de rua interessados em obter os benefícios oferecidos pelo governo federal e mesmo buscar vagas no mercado de trabalho ou obter microcrédito para montar seu próprio negócio.

De acordo com Moisés, no final do curso, os trabalhadores estarão bem mais capacitados a realizar entrevistas e o cadastramento das famílias no Número de Identificação Social (NIS) para se habilitar aos programas de benefícios e agilizar os procedimentos de atualização dos beneficiários, realizado de dois em dois anos. Também estarão aptos a gerenciar os sistemas informacionais.

Até o final deste ano, segundo o secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, as equipes do Sistema Único de Assistência Social ( SUAS) e dos Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS) também participarão de cursos de capacitação e de requalificação.

Por: Sergio Toniello/ Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário