domingo, 27 de outubro de 2013

MAIS MÉDICO: DOZE PROFISSIONAIS CUBANOS ATUARÃO EM SALVADOR

Doze médicos cubanos que desembarcaram em Salvador neste sábado (26) para o 2º ciclo do programa Mais Médicos devem atuar na capital baiana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, um total de 85 cubanos chegaram na cidade hoje e devem dar início as atividades pedagógicas nesta segunda-feira (28). Mais de 2.167 profissionais estrangeiros participam da segunda etapa do programa no Brasil, atendendo 793 municípios.

No grupo, estão 2 mil cubanos, que vieram por meio da parceria do governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Nordeste é a região que vai receber o maior número de médicos: 920 profissionais. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 517 médicos, o Norte com 358, o Sul com 244 e o Centro-Oeste com 120 integrantes.

Com os novos médicos, a cobertura do programa passará de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros, conforme o ministério. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia. Na primeira fase dos Mais Médicos, Salvador recebeu 18 profissionais: 12 brasileiros e seis intercambistas. Eles foram distribuídos por 16 unidades de saúde em zonas periféricas da cidade.

"Salvador vem reorganizando a atenção básica investindo tanto em melhorias na infraestrutura dos postos, com 13 novas unidades já entregues e inúmeras reformas em andamento, como na recomposição de equipes de trabalho", afirmou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. "Com isso já conseguimos ampliar de 104 para 151 o número de equipes de saúde da família, inserindo milhares pessoas no programa". A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é empossar cerca de 80 profissionais aprovados em concurso público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário