O setor automobilístico tenta escapar da queda nas vendas agravada pela crise econômica do país. Com paralisações na produção de algumas fábricas e pátios lotados, a alternativa das lojas e montadoras para conquistar o consumidor é a de se dedicar a promoções, incluindo brindes como emplacamento e seguro grátis, além de acessórios.
Com uma queda de aproximadamente 18% nas vendas, no acumulado de janeiro a maio quando comparado ao mesmo período do ano passado, o mercado da Bahia tem seguido a mesma tendência do setor em nível nacional. A constatação é da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave-BA). “Normalmente os quatro primeiros meses do ano são fracos de vendas, mas este ano a queda está acentuada. O ano deve fechar com uma queda de 15%”, revela o vice-presidente da Fenabrave-BA, Luiz Pimenta.
Segundo ele, o momento é caracterizado por promoções ainda mais arrojadas. “As concessionárias, em conjunto com as montadoras, estão com os pátios abarrotados de veículos. Isto também motiva às paralisações na produção das indústrias, para adequar a produção ao mercado. As liquidações são reais e serão cada vez mais frequentes”, diz.
Pensando em aproveitar os descontos oferecidos pelas lojas, a técnica em enfermagem Jamile Cerqueira de Carvalho, 22 anos, comprou um Fox Trendline por R$ 37,5 mil e dividiu em 48 vezes. “Fechei os olhos para a crise e meti a cara. As promoções me fizeram ir até lá e encontrei mais brindes do que o anunciado. Ganhei uma película”, comemora. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário