sábado, 19 de agosto de 2017

EMPRESAS QUE SE AFASTAM DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS SE VALORIZAM MAIS, DIZ RELATÓRIO

As organizações As You Sow e Corporate Knights lançaram a terceira atualização do relatório Carbon Clean 200TM (Clean200TM), uma lista das 200 maiores empresas de capital aberto que obtêm receitas significativas a partir de energias limpas. Em um ano completo de desempenho até 30 de junho de 2017, as empresas do Clean200TM geraram um retorno de 16,9% contra um declínio de 1,2% no índice de referência para combustíveis fósseis da pesquisa, o S&P 1200 Global Energy Index.

As dez empresas que mais contribuíram para o desempenho do primeiro ano da Clean200TM estão envolvidas na oferta de produtos, materiais e serviços relacionados à eficiência energética. São elas: Siemens, Toyota, Schneider Electric, ABB, Panasonic, Vestas, Bombardier, Innogyse, Johnson Controls e SSE.

Os 11 países com maior número de empresas na lista são China (68), Estados Unidos (34), Japão (20), Alemanha (8), Índia (7), Coreia do Sul (7), Canadá (5), Suécia (5), Dinamarca (4), Irlanda (4) Reino Unido (4). Apenas três empresas brasileiras integram a lista: São Martinho S/A (setor sucroenergético), Weg (setor automotivo) e CPFL (setor de energia).

Esta é a segunda atualização da lista Clean200TM, referente ao segundo trimestre do ano. O índice continuará a ser atualizado regularmente, fornecendo uma alternativa para investidores que estão buscando mudar sua exposição aos riscos dos combustíveis fósseis para as energias limpas, a exemplo de solar e eólica.

"Depois de um G20 dividido, ficamos entusiasmados ao ver corporações em todo o mundo tomar a iniciativa de obter ganhos com energia limpa", destaca Andrew Behar, CEO da As You Sow e coautor do relatório. "Independentemente da política, as forças do mercado que impulsionam os benefícios econômicos da energia limpa são claras e muito mais poderosas do que um pequeno grupo pessoas presas ao passado".

"Enquanto alguns temiam que as mudanças nas políticas climáticas em Washington prejudicassem os estoques de energia limpa em benefício dos estoques de combustíveis fósseis, aconteceu o contrário", ressalta Toby Heaps, CEO da Corporate Knights e coautor do relatório. "Quase poeticamente, o Clean200TM ultrapassou o benchmark do combustível fóssil no dia da inauguração (20 de janeiro) e não voltou atrás desde então".

O Clean200TM classifica as maiores empresas de capital aberto em todo o mundo por suas receitas totais de energia limpa avaliadas pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF). Para ser elegível, uma empresa deve ter uma capitalização de mercado superior a US$ 1 bilhão (final do terceiro trimestre de 2017) e obter mais de 10% da receita total de fontes limpas de energia.

A lista exclui todas as empresas de petróleo e gás e utilitários que geram menos de 50% de sua energia a partir de fontes renováveis, bem como as 100 principais empresas de carvão medidas por reservas. O levantamento também filtra empresas que lucram com a fabricação de armas, o desmatamento de florestas tropicais, o uso de mão-de-obra infantil e ou forçada e as empresas que se envolvem em lobby climático negativo. A metodologia e a lista usadas para desenvolver o Clean200TM podem ser baixadas em www.clean200.org. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário