terça-feira, 29 de junho de 2010

SÃO FRANCISCO DO CONDE: ÓLEO VAZA E AMEAÇA VIDA EM MANGUEZAL

Um vazamento de óleo atinge uma área de manguezal em uma fazenda que fica em São Francisco do Conde, a 65 km de Salvador, e pode ter sido causado por equipamentos da Petrobras. Segundo o dono da fazenda, Mário Ribeiro, ele procurou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Petrobras quando o problema começou, há 20 dias, mas depois de uma vistoria feita pelas duas instituições nada aconteceu.

A fazenda fica à margem da Baía de Todos os Santos e a área atingida está perto do Rio do Engenho. Segundo Ribeiro, o óleo já polui o mague, que tem várias espécies de caranguejos.

No local, a Petrobras tinha uma estação que recebia o óleo da Baía, mas foi desativada em 2002. Desde então, a empresa paga aluguel pela ocupação do espaço, mas não opera mais por lá. De acordo com Ribeiro, tubulações cruzam toda a propriedade. "Acredito que seja um duto que esteja aí carregado de óleo, abandonado pela Petrobras, e ele com a corresão (...) está vazando esse óleo".

A assessoria do IMA informou que até a próxima semana fica pronto o resultado da vistoria realizada na fazenda. Segundo o órgão, o mesmo problema já havia ocorrido em 2008, quando a Petrobras foi notificada e multada, além de ser obrigada a recuperar a área, o que não teria feito.

Já a assessoria da Petrobras disse que a situação de 2008 já foi resolvida, com a recuperação feita, e que irá limpar e recuperar a área atual. A empresa também diz que notificou a Agência Nacional do Petróleo e que o que causa o vazamento é tanto o vandalismo quanto o roubo de peças. (As informações são da TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário