terça-feira, 29 de junho de 2010

NOVA LEI PARA ATENDIMENTOS EMERGÊNCIAIS

O projeto de Lei 126/2010, de autoria do vereador Luizinho Sobral (PNT), determina que o início do atendimento médico de emergência nas redes hospitalares públicas, filantrópicas e privadas devem ser feitas em no máximo vinte minutos.

O vereador ,para criar este projeto se baseou no “Protocolo Manchester”, sistema de saúde usado na Inglaterra para classificar a gravidade da situação e priorizar o atendimento para o paciente.
Luizinho Sobral disse que complicações oriundas do atendimento irregular podem causar distúrbios físicos ou levar o paciente a morte. “O Protocolo Manchester pauta-se pela triagem de prioridades, onde cada paciente é submetido a uma observação prévia, com identificação do conjunto de sintomas ou de sinais que permite atribuir o grau de prioridade clínica no atendimento e a definição do tempo máximo de espera recomendado, até a primeira observação médica”.

No Protocolo Manchester a triagem identifica cada paciente por uma cor. Cor esta que orienta toda a equipe médica sobre a gravidade de cada paciente. Numa escala que vai do azul, considerado não urgente, até o vermelho, considerado emergente e que corresponde a um atendimento imediato, os pacientes são atendidos diante de suas necessidades e não pela ordem de chegada e preenchimento de formulários. (Informações são da Tribuna da Bahia).
Letícia Rastely

Nenhum comentário:

Postar um comentário