quarta-feira, 30 de junho de 2010

PREFEITURA CERTIFICA EMPRESAS COM SELO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), durante soledidade realizada nesta terça-feira (29), no auditório Orlando Moscoso, no Sebrae da Carlos Gomes, certificou com O Selo da Diversidade Étnico-Racial, 27 empresas localizadas em Salvador. Com a certificação, tais instituições passam a assumir o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. O Selo é uma política pública que tem o objetivo de incluir negros e negras no mercado de trabalho.

Cabe aos empresários que aderirem ao Selo, elaborar um censo étnico-racial, além de criar propostas de alteração da realidade desub-representação de afrodescendentes em seus diversos níveis hierárquicos.

As ações antes de serem implementadas, passarão pelo crivo de um Comitê Gestor composto de organizações representativas do segmento governamental, empresarial e da sociedade civil. A validade do Selo é de um ano e durante este período a empresa terá de cumprir o plano de trabalho ao qual se comprometeu no momento da adesão. Nesse plano devem constar compromissos como promover a valorização e ascensão do
negro dentro da empresa, além de oferecer cursos de capacitação aos funcionários.

"O Selo é uma política de promoção de grupos humanos que sofreram e sofrem discriminações. Esta é uma maneira de incluir negros e negras no mercado de trabalho, de visibilizar a nossa mão-de-obra para a qual sempre é reservada as funções de menor prestígio”, ressaltou o secretário da Reparação Ailton Ferreira.

Conforme o secretário, a adesão do Selo da Diversidade, além de promover nas empresas a inclusão de negros e negras no mercado de trabalho, vai atrair novos parceiros na luta contra a discriminação. Ainda de acordo com o ecretário, “enquanto houver negros e negras fora do processo de desenvolvimento, enquanto qualquer grupo humano for discriminado pela sua origem ou cultura, teremos de combater”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário